Dirigir sem renovar a habilitação é um problema relativamente grande, especialmente quando temos conhecimento de como ele pode causar consequências sérias para o condutor que for flagrado cometendo essa infração.
No post de hoje, vamos explicar de maneira simples e objetiva quais são essas consequências e como você pode evitar que elas aconteçam. Confira mais abaixo tudo que separamos!
Essa é a primeira e mais importante informação que o condutor precisa ter em mente: dirigir sem CNH ou com ela vencida significará uma infração gravíssima nos seus registros. E o que ela causa, especificamente?
Embora pareça simples de resolver o problema a princípio, vale lembrar que existem consequências para quem atinge muitos pontos na CNH. Se você já tiver cometido outras infrações e ultrapassar os 20, o processo para recuperar o direito de dirigir será mais demorado e complicado – por isso, evite ao máximo cometer infrações e perder o prazo de renovação.
Dirigir sem renovação a habilitação é uma infração gravíssima, como já falamos mais acima. Porém, como o condutor poderia continuar utilizando seu veículo, até mesmo para poder ir até a autoescola regularizar sua situação?
Para isso, os órgãos responsáveis dão um prazo de 30 dias após o vencimento da habilitação para que o condutor possa renová-la.
Mesmo com essa flexibilidade, a recomendação é fazer a renovação o quanto antes – para que você tenha tempo de esperá-la chegar e não sair de casa com a CNH vencida.
O processo para a renovação é bem simples. Você precisa, antes de mais nada, saber quando a sua CNH irá vencer. Os prazos de validade são:
Assim que você souber quando sua CNH vence, os passos são os seguintes:
Não esqueça que dirigir sem renovar a habilitação é um problema grave e que pode gerar multas e pontos na sua CNH. Por isso, assim que o prazo estiver se esgotando e começar a contar os 30 dias, corra na autoescola regularizar sua situação.
Caso tenha dúvidas sobre valores do processo ou outras, não hesite em nos contatar! Estaremos à disposição para ajudá-lo a continuar com sua liberdade e direito de dirigir. Veja também nossos procedimentos completos para a Renovação de CNH.
Gostou do texto de hoje e de nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair