Alteração de Categoria - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Alteração de Categoria

A alteração de Categoria na CHN é um processo bem mais simples do que muitas pessoas imaginam – embora seja necessário cumprir uma série de regras importantes para que o aluno saia do processo de aprendizagem pronto para ingressar no mercado de trabalho.

Vamos entender um pouco melhor sobre como é possível se tornar apto a dirigir diversos veículos, explicando quais são os requisitos para cada uma das categorias extras acrescentadas na sua carteira de trabalho e como o processo funciona na prática.

Se você tem o sonho de mudar sua CNH e criar novas possibilidades de trabalho, continue lendo para mais informações!

 

Quais são as categorias possíveis de serem acrescentadas na CNH?

 

Se você já tem uma CNH com a categoria A ou B, com certeza já sabe que elas significam a licença para dirigir carros e pilotar motos. Porém, outros veículos exigem categorias diferenciadas na sua carteira de motorista e, para tal, é essencial passar por um processo bem específico na autoescola: a alteração de categoria. E quais são elas? Veja:

 

  • Categoria A tem como objetivo permitir o condutor a pilotar motocicletas.
  • A categoria B tem como objetivo permitir a dirigir automóveis, como carros.
  • A partir da Categoria C, já é possível dirigir veículos maiores, como alguns tipos de caminhões, por exemplo.
  • A categoria D permite dirigir ônibus e veículos escolares.
  • A categoria E tem como função principal permitir o condutor a dirigir carretas grandes.

 

Ou seja, a partir da categoria C, algumas funções já podem ser adquiridas ao seu currículo, como dirigir caminhões de mudança e fazer fretes, por exemplo. Já quem optar pela D, poderá participar de processos seletivos para dirigir ônibus ou mesmo começar uma carreira no transporte escolar.

E quem optar pela E, poderá aproveitar o mercado de transporte na sua totalidade. Sem dúvidas, essa é uma ótima oportunidade de ampliar seus horizontes!

 

Requisitos para alteração de Categoria – Quais são eles?

 

Se você se interessou pela alteração de categoria, é importante saber que existem alguns requisitos que devem ser cumpridos à risca. E é por esse motivo que os profissionais habilitados nas mais diversas categorias são raros e mais valorizados por grandes empresas. Vamos a eles:

 

  • Para habilitar-se na Categoria C:

 

Como explicamos, a categoria C irá te permitir dirigir caminhões menores, como os de mudança, por exemplo, além de outros com pesagem parecida. Os requisitos são: estar habilitado há pelo menos um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Ou seja, se você levou alguma multa grave ou gravíssima, precisará esperar pelo menos um ano para começar o processo. O mesmo vale se você levou pelo menos duas multas de natureza média.

 

  • Para habilitar-se na Categoria D:

 

Os candidatos à categoria D devem ser maior de 21 anos, precisam ter habilitação na categoria B há pelo menos dois anos ou categoria C há no mínimo um ano.

Também é necessário que o aluno não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem seja reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

 

  • Para habilitar-se na categoria E:

 

Se você deseja ir mais longe e conquistar a categoria E na sua CNH, precisa também ser maior de 21 anos, estar habilitado há pelo menos um ano na categoria C ou um ano na categoria D e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

 

Como você pôde perceber, é fundamental ser um bom motorista para conquistar a sua alteração de categoria. Ela é a prova de que você está apto a chegar muito mais longe com sua habilitação – e, por isso, deve ser merecida!

 

Me enquadrei nos requisitos e quero começar o processo – Como fazer?

 

Os passos para a alteração de categoria são bem simples e podem ser feitos em pouco tempo. São eles:

 

  • Antes de mais nada, faça sua matrícula na autoescola Cascavel. Caso tenha dúvidas de valores ou tempo do processo, nos ligue e tire suas dúvidas. Também é possível preencher o formulário abaixo para que entremos em contato com você!
  • Vamos te encaminhar para colher as digitais e a nova foto da CNH no 7º Ciretran. Esse é um processo rápido que pode ser feito em um único dia.
  • Coleta do exame Toxicológico. (clinica credenciada)
  • Depois, será preciso fazer o exame médico em uma clínica credenciada.
  • Depois, é o momento de fazer as aulas de direção. São 20 horas/aula por categoria. Se houver disponibilidade, em menos de 2 meses é possível finalizar as aulas. Em alguns casos, um mês é suficiente.
  • Se estiver pronto, é o momento do exame prático de direção no 7º Ciretran. Não se preocupe, iremos te preparar para conseguir seu aprovação!

 

Vale lembrar que, se caso você exerça atividade remunerada, será preciso incluir o EAR, uma avaliação psicológica que garantirá o seu trabalho com o veículo daquela categoria.

 

Conclusões

 

Apostar na alteração de categoria é uma excelente ideia para quem quer exercer atividade remunerada e para quem busca uma nova perspectiva profissional. Com dica final, sempre sugerimos que você realize esse processo com bons professores e em uma boa autoescola, para que sua aprovação seja mais fácil e sua trajetória menos burocrática.

Somos referência na região e estamos dispostos a te ajudar nesse caminho!

 

Preencha o formulário abaixo para mais informações sobre valores e sobre o processo como um todo. Não se esqueça de conferir seu telefone e e-mail, pois entraremos em contato através dessas informações!

 

Desejamos boa sorte nessa nova etapa da sua vida!

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    Foto da CNH
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    Foto do Comprovante de Residência
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600