Renovação de CNH - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Renovação de CNH

A Renovação de CNH é um processo bem simples e rápido, porém, obrigatório depois do seu vencimento – o que o torna bem urgente assim que o motorista sabe que sua CNH está próxima a vencer.

Vamos explicar mais abaixo como você pode começar seu processo de renovação e quais são os momentos onde ele é necessário. Confira!

 

Quando é preciso começar o processo de Renovação de CNH?

 

Quando você consegue sua carteira de habilitação definitiva, é necessário realizar um exame médico com uma clínica habilitada. Esse exame será o que definirá a validade da sua CNH, ou seja, sempre que ele vencer, é o momento de começar o processo de renovação.

Os prazos variam dependendo da idade e outros fatores excepcionais, como problemas médicos ou indicação do médico responsável pela avaliação do motorista. Em linhas gerais, os prazos são:

 

  • 5 anos para os condutores que ainda não completaram 65 anos de idade. Levando isso em conta, a sua validade entre um exame e outro não pode exceder esse período.

 

  • 3 anos para os condutores que já passaram dos 65 anos de idade. Isso é importante por questões médicas e também por causa de possíveis problemas motores e de visão que idosos estão mais propensos a ter.

 

  • Nos casos excepcionais, o médico irá definir qual o prazo de validade da CNH, dependendo dos exames necessários para aquele condutor em específico.

 

É importante sempre que você fique atento aos prazos para renovação de CNH, pois eles são estipulados pela lei brasileira e devem ser cumpridos à risca.

 

Como agir após o vencimento da CNH?

 

Agora que você já sabe quais são os prazos gerais de Renovação de CNH, é necessário entender quais são os critérios que os órgãos responsáveis levam em conta na hora de aplicar ou não uma multa de descumprimento. Entenda melhor:

 

  • Após o vencimento da sua CNH, você terá 30 dias para regularizar a sua situação. Esse é um prazo máximo, que não será prorrogado em hipótese alguma. Por isso, é de extrema importância que você procure a autoescola com uma certa folga para continuar dirigindo.

 

  • Caso você seja pego conduzindo um veículo com a CNH vencida, é válido saber que a multa gira em torno de R$191,54, além de 7 pontos na carteira. Dirigir com a CNH vencida é considerada uma infração gravíssima.

 

  • Lembre-se que ao atingir 20 pontos, o motorista tem a sua habilitação *SUSPENSSA* e o processo para recuperação é muito mais longo e demorado do que a Renovação de CNH.

 

Como renovar a CNH? Passo-a-passo!

 

Levando em conta a necessidade de renovação de CNH assim que ela vencer, vamos ao passo-a-passo para fazer isso pela autoescola de forma simples e rápida. Anote:

 

  • Primeiro, será preciso ir até a autoescola para ABRIR O PROCESSO REVOVAÇÃO.

 

  • Depois, será preciso fazer o exame médico em uma clínica credenciada.

 

  • Pronto, agora é só esperar a sua CNH chegar no prazo determinado.

 

Perguntas Frequentes sobre a Renovação de CNH

 

Vamos a algumas perguntas comuns à respeito da Renovação de CNH. Veja se sua dúvida não está respondida abaixo:

 

  • Posso dirigir enquanto minha CNH renovada não chega?

 

A resposta para essa pergunta depende do prazo de vencimento da sua CNH. Por isso, é muito importante começar o processo antes dos 30 dias limites: nesse caso, você poderá continuar dirigindo enquanto sua carteira de motorista nova não chega.

Já se você esperar o vencimento total da CNH, ou seja, ultrapassar os 30 dias, é altamente recomendável não dirigir o veículo até estar devidamente regularizado.

 

  • É preciso fazer o exame psicotécnico para renovar a CNH?

 

Na maioria dos casos, o exame feito para renovação de CNH é apenas o médico, sem a necessidade do psicotécnico. Isso só irá mudar quando houver recomendação médica, que provavelmente já terá sido explicada no momento da primeira habilitação.

Além disso, se você utilizar a CNH para fins profissionais, ou seja, atividade remunerada, será necessário realizar o psicotécnico.

  • É preciso realizar algum curso para renovar a CNH?

 

Em geral, não é preciso realizar nenhum curso para renovar a CNH, com exceção de quem nunca fez esse tipo de curso quando tirou a primeira habilitação – como é o caso de quem não renovou a CNH desde o ano de 1998, onde o curso ainda não era necessário.

Porém, para a maioria das pessoas, ele não é preciso.

 

  • Existe algum procedimento extra para quem ultrapassou o prazo de vencimento?

 

Não há nenhuma diferença entre renovar a CNH que está para vencer ou a que já está vencida há mais de 30 dias. Porém, mais uma vez alertamos que você não poderá dirigir com ela nessa situação ou correrá o risco de pagar uma multa e ainda ter 7 pontos na sua carteira.

Lembrando que se você já tiver pontuação e os 7 pontos ultrapassarem o limite de 20 pontos no total, será preciso passar por um processo muito mais longo e complicado.

 

Essa são algumas das dúvidas mais frequentes sobre a Renovação de CNH. Se restou alguma, não deixe de entrar em contato conosco para esclarecê-las.

Se você está com o vencimento da CNH próximo, esse é o momento de procurar a Autoescola Cascavel e realizar o processo de renovação de forma simples, rápida e segura.

Preencha sua matrícula logo abaixo!

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    Foto da CNH
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    Foto do Comprovante de Residência
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600