Primeira Habilitação - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Primeira Habilitação

Tirar a primeira habilitação é mais do que um direito de todo cidadão ao completar a maioridade, mas também uma conquista resultante de muito esforço, empenho e perseverança. Afinal, o processo é relativamente longo – embora possa ser muito mais simplificado, dependendo da autoescola que você escolher, especialmente devido à qualificação dos professores e dos diretores de ensino.

Vamos entender melhor como funciona o processo para a primeira habilitação e quais são os requisitos para dar início a essa nova etapa da sua vida. Anote!

 

Requisitos para tirar a primeira habilitação

 

Antes de mais nada, vamos explicar quais são os requisitos obrigatórios para que seja possível começar o processo de primeira habilitação. Lembre-se que eles devem ser seguidos à risca, já que estamos falando de um documento emitido legalmente pelos órgãos responsáveis. Veja se você se enquadra:

 

  • O primeiro e mais importante requisito é ter 18 anos completos assim que você for fazer o primeiro cadastro na CIRETRAN. Caso esteja perto de fazer aniversário, é possível se matricular na autoescola, porém, apenas quando completar a maioridade é que será possível dar continuidade ao processo.

 

  • Também é necessário que o aluno saiba ler e escrever, ou seja, seja devidamente alfabetizado. Durante o processo de primeira habilitação, esse requisito será testado em provas escritas.

 

Etapas do Processo de Primeira Habilitação

 

Se você se encaixou nos requisitos acima, é hora de saber quais são as etapas do processo de primeira habilitação. Essas são informações relevantes, já que poderão te ajudar a organizar melhor o tempo e definir quando começar o processo. Vamos explicar em um passo-a-passo bem simples e didático:

 

  • A primeira etapa é a Matrícula na Autoescola Cascavel. Falaremos mais abaixo quais são os documentos necessários para dar início ao seu processo.

 

  • Depois de matriculado, você será direcionado a CIRETRAN para colher suas digitais e tirar sua foto que irá constar na Habilitação. Em geral, isso é possível fazer em poucos minutos.

 

  • Se possível, no mesmo dia você já irá realizar o exame médico e a avaliação psicológica em uma clínica credenciada. O exame médico é apenas o de vista e a avaliação Psicológica costuma ser um pouco mais longa, porém, finalizada no mesmo dia. Se houver vagas na clínica, será possível realizar todos esses procedimentos obrigatórios no mesmo dia: o cadastro no CIRETRAN e os exames. Veja a possibilidade entrando em contato com certa antecedência.

 

  • Aprovado nos Exames é o momento de começar o seu curso teórico, que deve ser agendado previamente. São 45 horas de aulas, que duram cerca de duas semanas. Os horários podem ser de manhã, de tarde ou de noite. Veja com calma qual a melhor opção para o seu caso. É importante citar que você não deve faltar nas aulas ou terá que repor assim que finalizar o curso. Isso pode atrasar o seu processo de maneira desnecessária.

 

  • Hora do exame teórico. Ele tem uma duração curta e exige que o aluno acerte ao menos 21 questões de 30. Se você estiver com dificuldades, poderá realizar simulações por meio de aplicativos ou mesmo as oferecidas durante o curso. Treine bastante para não atrasar o seu processo e preste atenção nas aulas: isso ajudará na sua aprovação imediata.

 

  • Feito o exame teórico após a finalização do curso e aprovado, você começará as etapas práticas. Primeiro, deverá cumprir 5 horas de simulador. Ele é importante para trazer uma noção básica do funcionamento de um carro e é obrigatório. O simulador irá ajudar em diversas situações que não podem ser simuladas na vida real, como a embriaguez no volante, por exemplo. Dependendo do caso, em apenas 2 a 3 dias. você já terá terminado essa etapa.

 

  • Após todos esses processos, o aluno irá começar suas aulas de direção. São 20 horas/aula para cada categoria escolhida. Ou seja, se você optar pela Habilitação de Carro e Moto, deverá cumprir 40 horas de aulas.

 

  • Por fim, é o momento de realizar o Exame Prático de Direção, no 7º Ciretran. Em caso de aprovação, sua CNH provisória chegará em alguns dias. Se reprovar, será preciso refazer o exame. Caso seja necessário, oferecemos aulas extras para os alunos com maior dificuldade nesse processo.

 

Quero tirar a primeira habilitação – Como proceder?

 

Antes mesmo de começar seu cadastro no CIRETRAN, é importante entrar em contato com a Autoescola Cascavel para agendar sua matrícula. Depois, vá até nosso endereço munido de:

 

  • Carteira de Identidade (RG). No caso de não ter o documento, é possível utilizar outro documento com foto, como a carteira de trabalho.
  • Cadastro de Pessoa Física, o CPF.
  • Comprovante de Residência. Ele deve estar atualizado, com no máximo 90 dias de emissão. Como comprovante, aceitamos conta de telefone e contas do banco, ou qualquer outra conta que venha com o seu nome impresso.

 

  • Em caso de não ter nenhum comprovante no seu nome, é possível fazer o cadastro com o comprovante em nome de um dos pais que constam no RG.

 

Quer começar o processo que vai te levar rumo à independência? Entre em contato com a Autoescola Cascavel e faça sua matrícula agora mesmo! Nossos professores e funcionários são referências na região toda e vão te garantir tirar a Primeira Habilitação de forma rápida e tranquila!

 

Preencha o cadastro e aguarde um dos nossos funcionários entrar em contato! Não se esqueça de conferir o número do seu telefone e o seu e-mail.

 

Boa sorte nessa nova etapa da sua vida e use sua Habilitação com sabedoria e responsabilidade!

Para mais informações baixe o infográfico

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    Foto do RG
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    Foto do CPF
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    Foto do Comprovante de Residência
    (jpg, png ou pdf | tamanho máx: 5MB)

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600