Prevenir acidentes de trânsito é o principal intuito da campanha Maio Amarelo, que vem sendo cada vez mais ampliada nos últimos anos.
Mas, será que você sabe como pode fazer sua parte? Quais são as atitudes esperadas de um motorista que se preocupa com o seu bem-estar e com os das pessoas à sua volta?
No texto de hoje, separamos o que é possível fazer para prevenir acidentes e tornar o trânsito muito mais seguro. Confira abaixo!
Embora haja muita divulgação de como prevenir acidentes de trânsito, a maioria das pessoas ainda acredita que eles são causados por fatores externos e que suas condutas são interferem nas estatísticas.
Segundo uma pesquisa recente da Campanha Maio Amarelo, 70% dos motoristas acha que não precisa rever nenhuma postura no trânsito, porque sentem que já fazem o bastante.
Porém, essa ideia é bastante perigosa. Devemos sempre manter a humildade e saber que podemos melhorar a cada novo conhecimento adquirido.
Atitudes simples podem ajudar a prevenir acidentes de trânsito, até mesmo as que julgamos desnecessárias. Abaixo, separamos algumas delas para que você possa entender se tem feito sua parte ou não:
De todas as formas de prevenir acidentes de trânsito, essa é uma das que menos faz parte da rotina dos motoristas. Em geral, quem compra carros usados não costuma revisá-lo periodicamente, segundo os dados das concessionárias.
Mais do que apenas ir ao mecânico quando houver um problema aparente, as revisões de 5 em 5 anos podem evitar problemas como falhas repentinas nos freios, por exemplo.
Mesmo que pareça bobagem, revise o seu carro sempre que puder – especialmente antes de uma viagem longa.
Mesmo que as multas estejam sempre na mente dos motoristas e causem um certo receio de dirigir com os pneus gastos, ainda há muitas pessoas que tentam driblar a lei e não fazem a troca com a frequência necessária.
Além de causar problemas com a fiscalização, os pneus gastos podem fazer com que ocorra um acidente grave, especialmente quando estiver chovendo. Por isso, cuide de si, da sua família e das demais pessoas nas estradas!
Outro problema comum que faz com que ocorram acidentes é dirigir acima do limite permitido de velocidade. Em algumas vias, pode parecer desnecessário respeitar a lei – seja porque o limite é muito baixo ou porque você sente que têm poucos carros no local.
Mas, como já explicamos em outros artigos, existe um bom motivo para que aquela seja a velocidade máxima e é importante respeitar para evitar acidentes graves.
Quando estamos dirigindo rápido demais, é mais difícil lidar com situações inusitadas, como pedestres na via ou mesmo um trânsito mais intenso logo à frente. Fique de olho e proteja sua integridade e também a dos demais motoristas!
Gostou do texto de hoje sobre como você pode prevenir acidentes de trânsito? Compartilhe nas redes sociais!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair