Maio Amarelo: Como a fiscalização para os motoristas diminui acidentes? - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Maio Amarelo: Como a fiscalização para os motoristas diminui acidentes?

O Maio Amarelo é um movimento que vem promovendo diversas ações pelo país em busca de mais segurança no trânsito. Entre elas, a união entre estado e empresas privadas para ajudar na fiscalização dos motoristas é extremamente relevante para diminuir acidentes e melhorar o trânsito como um todo.

No texto de hoje, vamos continuar falando sobre o Maio Amarelo, focados agora em como a fiscalização pode ajudar a prevenir mortes ou mesmo acidentes menores nas ruas. Confira abaixo!

 

Fiscalização para os motoristas é uma maneira efetiva de prevenir acidentes?

 

É comum ouvirmos falar que a fiscalização para os motoristas não tem grande impacto na prevenção de acidentes. Esse é um erro que pode custar inúmeras vidas e causar danos ao seu patrimônio e ao de outras pessoas.

Na realidade, a fiscalização é hoje uma das formas mais efetivas de prevenir acidentes, já que é através dela que os motoristas passam a ter consciência da necessidade de seguir as leis. Sem punição adequada, infelizmente, toda as normas de trânsito podem ser ignoradas.

 

As leis de trânsito possuem um fundamento

 

Quando falamos em cumprir a lei de trânsito, existem fundamentos claros que baseiam cada uma delas. Se você é um aluno da autoescola Cascavel, provavelmente já sabe que evitar cometer infrações ainda é a melhor forma de prevenir acidentes.

Um bom exemplo é o excesso de velocidade: para algumas pessoas, ele pode não parecer problemático, mas é hoje uma das maiores causas de mortes nas estradas.

Então, além de conscientizar desses dados, é importante punir quem não cumpre as leis, mesmo quando sabe das consequências para sua vida e para os demais.

 

Quais são as ações de fiscalização que podem ajudar?

 

Se é preciso fiscalizar, quais ações possuem maior relevância nesse sentido? Ou seja, quais trazem, de fato, diminuição dos números de acidentes e de mortes no trânsito? Separamos alguns exemplos:

 

  • Radares de velocidade:

 

Embora sejam alvos de reclamações de muitos condutores, os radares de velocidades são extremamente necessários quando o assunto é prevenir acidentes. É preciso lembrar que as máximas nas vias e estradas são determinadas conforme estudos consistentes sobre o quanto é ou não seguro trafegar acima delas.

Nesse sentido, respeitar os limites de velocidade costuma ser raro quando não há fiscalização e punição para quem não o faz. Por isso, os radares se tornaram tão comuns e necessários nos dias atuais: eles garantem, ao menos em alguns pontos, que o motorista reduza a velocidade.

 

  • Blitz

 

As blitz são ações de fiscalização para os motoristas que mais ajudam a diminuir acidentes, especialmente as que possuem relação direta com a lei seca. Evitar que um condutor alcoolizado siga sua viagem é, sem dúvidas, uma excelente alternativa para que ele não cometa nenhum problema durante o seu trajeto.

Além disso, com a punição rigorosa e o risco de ser preso ou processado, faz com que o condutor comece a refletir antes de pegar o carro depois de beber.

 

Gostou do texto de hoje sobre a fiscalização para os motoristas e como ela pode ajudar a deixar o trânsito mais seguro? Compartilhe nas redes sociais!

 

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado



    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600