Fazer baliza é sempre o temor dos novos motoristas e até mesmo de quem já dirige há bastante tempo. Esse medo tem uma certa motivação: em grandes cidades, quem demora muito para estacionar pode levar buzinadas e, caso erre a manobra, é possível até mesmo bater nos carros da frente ou de trás.
Mas, calma! Existem técnicas que ajudam na hora de estacionar e que vão fazer toda a diferença na hora do seu exame prático. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!
Fazer a baliza perfeita é importante, por quê?
Muitos alunos perguntam: por que eu devo aprender a fazer baliza de maneira perfeita, se no dia-a-dia posso estacionar mais longe da guia ou mesmo escolher vagas maiores?
Mas a realidade não é tão simples quanto imaginamos. A baliza é matéria importante nas autoescolas porque esse é um momento delicado, onde o aluno precisa ser ágil, eficaz e não causar acidentes.
Quem demora muito para estacionar, pode atrapalhar o trânsito. E quem estaciona mal, pode levar uma multa ou até colocar os demais motoristas em risco. Além disso, nem sempre encontraremos vagas enormes na cidade e é muito importante saber lidar com qualquer situação.
Dicas para não errar e fazer baliza de maneira correta!
O seu instrutor na autoescola irá ensinar uma série de técnicas para que fazer baliza seja uma tarefa mais simples e automática. Mas separamos algumas dicas que podem ajudar:
1- Os retrovisores são seus melhores amigos!
Olhar os retrovisores é fundamental para que sua baliza seja perfeita. Não adianta decorar os principais pontos do carro se você não se preocupa em ter uma boa visualização da calçada e dos demais veículos parados nela.
Faça dos retrovisores um hábito diário e jamais tente nenhuma manobra antes de conferir que o seu carro cabe e que você não vai causar nenhum acidente, por menor que ele seja.
Esqueça a ideia de tentar manobrar apenas olhando para fora do carro ou contando com a ajuda de alguém fora do carro: olhe os retrovisores sempre!
2- Saiba a técnica mas também saiba improvisar
Na autoescola, podemos aprender várias técnicas, como olhar para o ponto correto do retrovisor e para o farol do carro que está atrás. Essas dicas são ótimas, mas você também deve saber se virar quando não tiver uma boa visualização ou quando o veículo de trás for maior do que o esperado, por exemplo.
3- Treine bastante e não tenha medo das vagas
Qualquer bom motorista só se tornou bom porque treinou muito. Não há segredo quando o assunto é dirigir: você precisa dominar o carro e aprender cada vez mais. Não saímos da autoescola sabendo tudo e não há problema nenhum nisso.
Outra dica é não fugir das vagas difíceis. Tente uma, duas, três vezes. Se você estiver atrapalhando o trânsito por muito tempo, desista e procure outra, mas volte a tentar novamente quando tiver oportunidade. Só assim é que você irá aprender e melhorar suas habilidades como motorista.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair