Fazer a alteração de categoria da CNH é mais simples do que muitas pessoas imaginam e pode ajudar bastante na hora de concorrer à uma vaga específica, por exemplo.
No texto de hoje, separamos algumas dicas para que você possa alterar sua categoria de maneira mais rápida e segura – sempre respeitando as leis de trânsito e cumprindo as regras. Confira abaixo!
Confira 3 dicas para fazer a alteração de Categoria da CNH
Abaixo, estão as 3 dicas que nós separamos para que você possa fazer a alteração de categoria da CNH de maneira simples e rápida. Anote!
Dica 1 – Vá até uma autoescola de confiança
Não poderíamos começar as dicas sem falar sobre a importância da autoescola para esse processo de habilitação. Entenda que será ela a responsável por todo o seu processo – tanto pela rapidez como por possíveis atrasos, com exceção de problemas no CIRETRAN.
Portanto, fazer uma boa escolha e compreender bem quais são os métodos praticados pela autoescola fará diferença na hora de fazer a alteração de categoria da CNH.
Dica 2 – Entenda quais são os requisitos necessários
Para fazer a alteração da CNH, existem alguns requisitos, que dependem da categoria desejada. Separamos um resumo sobre cada uma delas:
Para candidatar-se à categoria C, o motorista deve ter ao menos 1 ano de CNH categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Além disso, ele não pode ser reincidente em infrações médias.
Para a categoria D, o motorista deve ter ao menos 2 anos de categoria B ou 1 ano de categoria C. Ele também não pode ter cometido as infrações acima, ou seja, nenhuma grave ou gravíssima ou reincidência em infrações médias nos últimos 12 meses.
Por fim, para a categoria E, é preciso ter habilitado há pelo menos 1 ano na categoria C ou D. Também não poderá se candidatar o motorista com infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses ou ser reincidente em infrações médias nesse período.
Vale lembrar que todo candidato às categorias citadas precisam ter, ao menos, 21 anos de idade.
Dica 3 – Escolha a categoria que mais se encaixa na sua necessidade
Você pode ter todas as categorias que desejar em sua CNH. Porém, indicamos que haja uma escolha com aquela que será mais necessária no momento, como a Categoria D, para quem irá assumir um posto no transporte de emergência, por exemplo.
Com o tempo e conforme surgir necessidade, as demais categorias podem ser acrescentadas, sempre seguindo as regras que explicamos acima sobre os requisitos para cada uma delas.
Gostou das dicas de hoje sobre como fazer a alteração de categoria de CNH? Entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento.
Nós da Autoescola Cascavel temos um time de funcionários treinados para ajudar em todas as etapas da sua vida no trânsito ou como motorista.
Não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair