Um dos maiores medos dos alunos de autoescola prestes a realizar o exame prático é utilizar o freio de mão em subidas. Na realidade, esse temor vem acompanhado do risco de falhar, deixar o carro morrer ou fazer com que ele bata nos obstáculos atrás, como os cones ou carros estacionados.
Para superar o problema, separamos no texto de hoje algumas dicas importantes que vão acabar de uma vez com esse medo, afinal, existem técnicas e dicas que são capazes de te ajudar a conseguir sair com o carro suavemente e sem riscos para ninguém. Confira abaixo!
É correto utilizar o freio de mão em subidas?
Nem todas as bancas do Brasil permitem que o aluno saia com o freio de mão em subidas. Algumas exigem que ele saia utilizar o ponto da embreagem para realizar essa manobra, por isso, pergunte ao seu instrutor se você poderá usar o freio de mão no dia da sua prova, tudo bem?
Em relação à legislação do dia-a-dia, não há nenhum problema nessa técnica e ela é permitida por lei, além de ser bastante segura para todos no trânsito.
Passos para usar o freio de mão em subidas
Agora, anote os passos para que você possa utilizar essa técnica sem grandes problemas. Veja abaixo!
1- Antes de mais nada, verifique se o carro está com o freio de mão puxado.
2- Ligue o veículo, caso ele esteja desligado, e pise na embreagem.
3- Mantenha o freio de mão puxado e solte aos poucos o pé da embreagem.
4- Depois, acelere de leve o veículo. Nesse momento, você deverá sentir a traseira do veículo descer um pouco: isso significa que o ponto está correto e o carro está pronto para sair.
5- Solte o freio de mão aos poucos e sinta o carro sair. Nesse momento, você já pode acelerar mais e soltar o restante da embreagem também aos poucos.
6- Pronto! Basta continuar acelerando para subir todo o morro.
E se eu não conseguir ou não puder usar o freio de mão em subidas?
Sua banca não permite o uso do freio de mão? Não se preocupe, existem outras formas de sair sem que o carro volte ou cause um acidente. Faça o seguinte:
1- No morro, pise no freio e na embreagem para parar.
2- Se o carro estiver parado, solte o freio de mão sem soltar o freio.
3- Passe a primeira marcha.
4- Solte a embreagem aos poucos até o ponto onde você sente o volante tremer. Esse é o ponto da embreagem de arrancada.
5- Aos poucos, solte o freio. Se sentir que o carro não ameaçou voltar, significa que você está com o ponto certo da embreagem. Solte o freio totalmente e acelere aos poucos.
6- Solte totalmente a embreagem e continue acelerando.
7- Pronto! O carro não vai voltar e você continuará subindo sem problemas.
Seja qual for sua escolha, apenas o treino e um professor de qualidade podem te ajudar a fazer com que tudo saia como previsto. Repita os passos até que eles sejam mais naturais. Boa sorte!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair