Como perder o medo de dirigir | Autoescola Cascavel

Como perder o medo de dirigir – 5 dicas práticas

 

Você anda ansioso? O medo de dirigir pode ser parte de um problema maior de ansiedade. Qualquer coisa que cause estresse pode levar à ansiedade, e dirigir pode ser estressante.

Você pode ter tido uma experiência assustadora ao volante, ter visto reportagens de acidentes de carro ou simplesmente começado a sentir ansiedade na estrada. A ansiedade de condução é completamente normal e, felizmente, pode ser tratada.

Existem vários tipos diferentes de ansiedade e medo, e milhares de experiências que podem levar ao pânico ao volante. Duas das causas mais comuns de ansiedade de condução incluem:

 

Ataques de pânico durante a condução

 

Facilmente uma das causas mais comuns de medo de dirigir ocorre quando alguém tem um ataque de pânico durante a condução de um carro. Os ataques de pânico controlam toda a sua mente e corpo, dificultando a concentração em qualquer outra coisa, e nesta situação o condutor pode sentir que não haverá escapatória e sua mente só consegue imaginar que está prestes a cometer um acidente, colocando assim a sua vida e de seus passageiros em risco. Eventualmente, este condutor fica com medo de entrar outra vez em um carro para conduzi-lo.

Infelizmente, devido à forma com que os ataques de pânico acontecem, este medo ficará na memória do condutor e muito provavelmente acometerá este condutor a um novo ataque de pânico.

 

Situações perigosas

 

A ansiedade também tende a ocorrer como uma resposta a experiências perigosas, por exemplo, um acidente no qual o condutor fez parte ou muitas vezes, apenas testemunhou, até mesmo ouvir sobre pode contribuir para agravar este medo.

E mais, como já citado anteriormente, vários fatores podem contribuir para gerar a ansiedade, e nesta hora não podemos descartar de forma alguma o fator TRÂNSITO, ele é inevitável no cotidiano de quem depende do seu veículo particular para se locomover. Sim, ficar horas no trânsito acumula estresse e com ele a ansiedade, seja de chegar na hora marcada ou chegar em casa para descansar, então ter controle sobre essas situações é indispensável para ser um bom condutor.

 

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a passar por esse processo de perder o medo de dirigir

 

Enfrente o medo

Se o seu medo de dirigir é tão grande que você nem consegue entrar no carro, talvez o seu processo seja um pouco mais difícil e requeira alguma ajuda profissional psicológica.

Mas, se você possui ao menos a coragem para sentar na frente do volante, não evite dirigir, estar sempre tentando aperfeiçoar qualquer processo, seja ele de dirigir numa cidade pequena ou ir às grandes rodovias, então não fique um tempo muito longo sem praticar o ato de estar na direção, vai ajudar muito!

 

Não faça com que seu medo aumente com outros tipos de perigos

Certifique-se de que sua forma de conduzir não está aumentando a ansiedade que você sente. Ande sempre no limite de velocidade estabelecido pelas vias, sinalize antes de virar, cheque sempre todos os pontos cegos, seja cordial dando passagem quando necessário, isso irá aumentar sua segurança e tranquilidade no trânsito.

 

Inicialmente dirija em vias mais seguras/lentas

Começar a dirigir em um lugar que seja mais calmo e tranquilo pode ser benéfico aos condutores iniciantes, pois além de afastar a possibilidade de ficar preso num trânsito caótico, você terá mais “espaço” para possíveis falhas causadas pela ansiedade excessiva.

 

Pratique a técnica chamada Mindfulness

Mindfulness é consciência. Quanto mais você notar os sinais de tensão e estresse, mais você será capaz de falar com eles.

Se você se sente apertando o volante com muita força, ou se sua mente vagueia por pensamentos perigosos enquanto conduz, aprenda a controlar essas emoções e verá uma grande melhora em seus níveis gerais de estresse.

Mindfulness é sobre prestar atenção e abordar cada exemplo de estresse um por um até que você esteja mais relaxado. Além de todas as dicas acima, estratégias tradicionais de ansiedade para fobias, ataques de pânico e ansiedade generalizada são extremamente valiosas.

Embora os tratamentos possam não ser especificamente direcionados para o medo, eles tratam de muitos dos problemas de pensamentos e sintomas relacionados à ansiedade e podem ajudá-lo a voltar confortavelmente ao volante.

Se você quiser mesmo superar o seu medo de dirigir, uma ótima dica é com um teste de ansiedade livre. O teste contém todos os sintomas que você pode experimentar e usa esses sintomas para elaborar um relatório que atenda à sua ansiedade.

Dessa maneira, é muito recomendado que você possa consultar-se com um profissional na área da psicologia para que ele aplique esse teste e você possa identificar quais são os fatores que estão impedindo a sua capacidade de conduzir.

Ou seja, jamais descarte a alternativa de procurar um tratamento especializado e que irá tratar com cuidado de cada um dos seus sintomas, proporcionando a você uma ótima experiência todas as vezes que estiver atrás do volante.

 

Aulas para habilitados com medo de dirigir

 

Se você está passando por tudo isso e já é habilitado. Fique tranquilo. É mais comum do que você imagina. Ter aulas com profissionais treinados para esse tipo de situação pode ser o grande diferencial para se tornar mais confiante no trânsito.

Aqui na Trânsito Fácil temos profissionais que podem ajudar você.

 

E, jamais se esqueça, cada pessoa é diferente, por isso, o seu progresso com relação às suas necessidades é altamente único e individual, portanto, não compare o seu medo de dirigir com o de outras pessoas.

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado



    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600