O movimento Maio Amarelo tem um objetivo muito claro em relação ao trânsito: protestar e fazer com que a sociedade compreenda a importância de prevenir acidentes decorrentes do falta de prudência nas ruas e estradas do país.
Conforme o próprio movimento levantou, nos últimos anos houve cerca de 1 trilhão de mortes causadas no trânsito, número preocupante e que poderia ser bem menor se existissem políticas públicas para conscientizar os motoristas.
Para que seja possível tornar as ruas mais seguras, o movimento Maio Amarelo surgiu e traz soluções capazes de ajudar nesse processo tão essencial e urgente.
Como o movimento Maio Amarelo funciona?
O movimento Maio Amarelo não é isolado e nem mesmo funciona de maneira independente. São diversas ações espalhadas pelo país que, juntas, ajudam na conscientização da população sobre os perigos do trânsito sem a devida cautela que ele merece. Entre as ações, podemos citar:
As palestras geralmente ocorrem em praças ou outros espaços públicos, como escolas e parques. A intenção delas é mostrar às pessoas como o trânsito mata e quais são as melhores formas de prevenir os acidentes.
É comum que as palestras tenham um teor mais forte, porém, há casos onde elas são direcionadas para os pais com crianças, o que ajuda a criar maior empatia e mostrar a urgências das ações de prevenção.
Quanto maior for o apelo para o emocional, mais as pessoas conseguem perceber a importância da prudência no trânsito.
Além das palestras presenciais, o movimento Maio Amarelo investe muito em ações de massa, como é o caso dos comerciais anuais veiculados na televisão e das publicidades em jornais ou revistas. A ideia é atingir o máximo de pessoas possível, mesmo as que ainda não se interessaram pelas palestras – ou não tiveram a oportunidade de conhecer alguma delas.
Por que o mês de Maio?
No dia 11 de maio de 2011 uma ação da ONU chamou a atenção para a segurança do trânsito no mundo inteiro: a chamada Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa ação visa tentar diminuir de forma drástica os acidentes, promovendo melhoria das estradas e conscientização dos motoristas – em um conjunto entre governos e pessoas.
Desde então, esse é o mês oficial para as ações capazes de evitar ou minimizar os riscos nas estradas e nas ruas de todas as cidades do mundo.
Quem faz o Maio Amarelo?
Como explicamos acima, o Maio Amarelo é um movimento que une forças de todas as formas possíveis. Não apenas voltado para os governantes ou órgãos responsáveis pela segurança nesse sentido, ele atrai a atenção de empresas que se sentem na obrigação de patrocinar e também de divulgar o trabalho importante que é feito.
É o caso da Autoescola Cascavel, que este mês irá trazer semanalmente conteúdos exclusivamente voltados para o Maio Amarelo, com o objetivo de conscientizar nossos alunos e futuros alunos para que eles sejam melhores motoristas no futuro.
Juntos, podemos fazer um trânsito mais seguro!
Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair