A segurança para recém-habilitados é uma das pautas do Maio Amarelo, um movimento que vem promovendo ações há alguns anos para conscientizar os motoristas da importância da prudência no trânsito.
E você, sabe o que deve fazer ao conseguir sua habilitação para evitar acidentes? No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto para te ajudar a fazer um trânsito mais seguro! Confira abaixo!
Separamos 3 dicas de segurança para recém-habilitados
No contexto do Maio Amarelo, trouxemos no texto de hoje algumas dicas de segurança para recém-habilitados, no intuito de fazer com seja possível evitar acidentes e passar o primeiro ano com a provisória sem causar nenhum dano – nem aos outros e nem a si mesmo. Anote!
Dica 1 – Dirija por você e pelas outras pessoas
Essa é uma dica bem comum e que muitas pessoas vão te dar ao longo da sua trajetória como motorista. Isso porque o trânsito não é feito de apenas um carro na rua – são milhares deles, além de ciclistas, pedestres e motociclistas.
Por isso, todo cuidado é pouco. Sempre entre nas vias observando o movimento e, se alguém desrespeitar a lei, faça de tudo para que isso não vire um problema.
Um bom exemplo é quando um pedestre atravessa fora da faixa ou com o sinal aberto para carros. Você não poderá atropelá-lo apenas porque ele está errado, certo?
O mesmo vale para qualquer situação que pode ser evitada com atenção e cuidado redobrado, especialmente em vias onde a velocidade média é mais alta, como estradas ou pistas expressas da cidade.
Dica 2 – Estude as leis de trânsito e jamais deixe de cumpri-las
Quando começamos a dirigir, podemos nos sentir tentados a aumentar a velocidade quando não há outros carros próximos, mesmo que a via não permita isso. Não faça de maneira nenhuma nada que possa te colocar em risco – ou colocar outras pessoas em risco.
Se a via é 40 km por hora, respeite o limite e mantenha-se nessa velocidade. Não esqueça também das outras regrinhas básicas, como dar seta ao entrar em outra via, reduzir a velocidade em uma curva e sempre olhar os retrovisores ao trocar de faixa.
Além disso, procure se manter sempre atualizado a respeito das leis de trânsito. Saiba quais são as infrações e faça o máximo para não cometer nenhuma delas.
Dica 3 – Nunca esqueça o que o carro realmente significa
Uma dica de segurança para recém-habilitados é essencial: jamais esqueça que o carro tem um poder enorme, muito maior do que apenas te levar de um ponto ao outro.
Lembre-se sempre que se você atropelar um pedestre, ele pode ficar gravemente ferido ou até mesmo vir a óbito. Saiba que um veículo pode te fazer andar muito rápido, o suficiente para causar um grave acidente.
Sempre lembrar do que o carro significa na prática é uma das formas de se manter prudente, mesmo quando estiver com pressa ou tentado a cometer uma infração.
Gostou das dicas de segurança para recém-habilitados que separamos hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!
Faça sua matricula para a primeira habilitação antes de sair