Primeira habilitação - Tudo que você precisa saber sobre o processo! - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Primeira habilitação – Tudo que você precisa saber sobre o processo!

O processo de primeira habilitação é uma experiência única e incrível. Ele começa com um sonho, o desejo de ter independência, de se tornar uma pessoa mais madura e pronta para os desafios do dia-a-dia, e continua a te desafiar durante os meses em que estiver na autoescola e nos exames.

Não é fácil tirar a primeira habilitação mas essa é uma realização indescritível e que todas as pessoas acima de 18 anos podem ter em suas vidas.

Mas se você ainda não sabe o que te espera, não se preocupe. No texto de hoje, reunimos todas as etapas que serão necessárias para que sua CNH esteja pronta em poucos meses. Confira abaixo e boa sorte nesse momento tão importante!

 

As etapas do processo de Primeira Habilitação

 

Separamos abaixo, de forma bem completa, as etapas do processo de primeira habilitação. É importante saber de cada uma delas para que você possa se preparar e entender quanto tempo irá levar para concluir o processo como um todo e ter a tão sonhada CNH em mãos! Vamos lá!

 

1º Etapa: Entrega dos documentos na autoescola

 

O primeiro passo para finalmente ter sua CNH é entregar os documentos necessários na autoescola, como o comprovante de residência, o RG e o CPF. Com isso, já será possível fazer a matrícula e já agendar a foto junto ao Detran.

 

2º Etapa: O cursinho teórico

 

Após fazer sua matrícula na autoescola, muito provavelmente eles vão te informar quando começará a nova turma do cursinho teórico, etapa obrigatória e essencial para tirar a CNH. O curso teórico tem o objetivo de ensinar os alunos fundamentos das leis de trânsito e trazer uma visão geral sobre como eles devem se comportar nas ruas quando estiverem com suas habilitações em mãos.

O curso dura duas semanas, em média, e deve ser realizado de manhã, de tarde ou de noite. Por isso, é importante escolher bem qual o horário você vai se matricular para que possa ir até o fim das aulas sem faltas.

É válido lembrar que as faltam terão que ser repostas e não será possível fazer isso antes do fim daquela turma. Então, evite ao máximo faltar e procure sempre chegar no horário, porque o sistema tem uma tolerância baixa em relação aos atrasos.

O curso, apesar de ser bem longo, é uma etapa que vai agregar muito na sua vida como motorista e vai te ajudar a ser uma pessoa melhor no trânsito. Aproveite as aulas para estudar e não deixe tudo para a última hora!

 

3º Etapa: O exame Teórico

 

Essa é primeira etapa que muitas pessoas temem, já que estamos falando da primeira avaliação que você terá durante o seu processo de habilitação. Mas, fique tranquilo: essa prova costuma ser feita rapidamente por quem prestou atenção nas aulas e realizou os simulados que estão disponíveis no site do DETRAN.

É claro que você pode não passar e não há problema nenhum nisso, tudo bem? Refaça os simulados com calma e marque outra prova para o mês seguinte. Não há limites de tentativas, desde que você não perca o prazo do processo completo, que é de um ano.

Depois que passar na prova teórica, essa etapa terá sido vencida e você já poderá voltar à autoescola para dar início às demais, que são tão importantes quanto. Respire fundo e continue firme no seu objetivo!

 

4º Etapa: As aulas práticas

 

Chegou o momento que todo aluno mais deseja: entrar no carro e começar a dirigir! Mas, vá com calma porque as primeiras aulas são apenas para que você possa se familiarizar com o veículo e entender seus comandos básicos. Pode ser que na primeira aula você apenas aprenda a ligar o motor e andar alguns metros, sem grandes deslocamentos ou velocidade.

Encare as aulas com muita atenção e escute tudo que o seu instrutor tem a dizer: essas dicas vão ser fundamentais no momento da sua prova prática.

Serão 20 aulas no total, considerando também as noturnas. É muito importante ter calma, entender bem o que você está fazendo e confiar no seu instrutor. Se caso vocês não se derem bem, não tem problema! Procure a autoescola e peça para trocar de profissional.

Durante esse período, aproveite para tirar dúvidas, treinar muito e aprender bastante!

 

5º Etapa: O exame prático

 

Essa é a etapa que mais causa pavor nos alunos de primeira habilitação. Afinal, como é a temida prova prática e quais as chances de ser reprovado? A prova, apesar do medo que muita gente sente, é bastante tranquila e quem estiver preparado consegue tirar de letra!

Mas se você reprovar, não se desespere e tente outra vez. Saiba que é normal ficar nervoso e acabar cometendo algum erro, por isso, a dica mais importante é tentar manter a calma e se importar mais com o seu processo como um todo do que apenas uma avaliação. Respire fundo e siga em frente, vai dar tudo certo!

 

Gostou de conhecer mais sobre as etapas do processo de primeira habilitação? Saiba que o mais importante de tudo é curtir o processo e saber que ele vai te levar rumo à sua liberdade e independência. Então, deixe o nervosismo em casa e aproveite!

Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos!

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600