Para trabalhar como mototaxista e motofretista precisa de curso? - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

Para trabalhar como mototaxista e motofretista precisa de curso?

Uma dúvida muito comum que os mototaxistas, também conhecidos como motofretistas ou motoboy, é se eles precisam de curso especializado para conseguir atuar no mercado de trabalho e fazer suas entregas – ou transporte de pessoas, como é o caso dos mototaxistas, especificamente. No texto de hoje, vamos explicar qual a necessidade de curso nessa área e quando você deve fazer – tirando, claro, a CNH que deve ser de categoria A para pilotar uma motocicleta. Vamos ver mais abaixo o que você precisa fazer para trabalhar de motoboy no Brasil!

Afinal, mototaxista e motofretista precisa de curso?

Sim, é obrigatório que o mototaxista tenha um curso especializado para atuar nessa área. Veja abaixo alguns trechos da resolução 410:

  • Art. 2º O curso, na forma desta Resolução, será ministrado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por órgãos, entidades e instituições por ele autorizados;
  • Art. 4º Ficam reconhecidos os cursos específicos, destinados a motofretistas e a mototaxistas, que tenham sido ministrados por órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, por entidades por eles credenciadas e pelas instituições vinculadas ao Sistema S, concluídos até a data de entrada em vigor desta Resolução, respeitando-se a periodicidade para o curso de atualização.

E por que isso? Basicamente, porque o chamado motoboy exerce uma profissão com o veículo, o que implica na necessidade do curso, independente da cidade onde ele more. Para conseguir se matricular no curso da Autoescola Cascavel, um dos melhores da região, você deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Realizar alguns exames médico- Psicotécnicos, que são bem simples e que indicam que você está apto a trabalhar com a motocicleta.
  • Realizar 25 horas/aulas teóricas, que são fundamentais para ser possível entender mais sobre direção defensiva, ética no trabalho de mototaxista ou motofretista, noções básicas de legislação, segurança e saúde, noções de primeiros socorros, entre outras matérias que vão te deixar apto a iniciar nessa profissão.
  • Realizar 05 horas/aulas práticas, no intuito de resgatar noções de direção defensiva, baliza com a motocicleta, entre outras necessidades que o mototaxista terá durante as horas em que atuar na profissão. As aulas práticas são obrigatórias e devem ser realizadas com um instrutor especializado.

Por que devemos nos preocupar com o curso de mototaxista?

Não é incomum ouvirmos histórias de motoboys que acabaram perdendo a CNH por exercer atividade remunerada com ela sem o curso. Essa é uma infração que você deve evitar a todo custo – além do mais, dificilmente uma empresa séria irá contratar um mototaxista sem que ele tenha o certificado, o que faz do curso um instrumento facilitador para que você consiga um emprego estável e possa finalmente atuar na área que escolheu, utilizando sua motocicleta ou a motocicleta da empresa. Por todos esses motivos, não deixe de fazer o curso e nos procure se tiver alguma dúvida a respeito dele – estaremos à disposição para te ajudar a entender melhor como funciona todo o processo!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600