MOPP - Movimentação de Produtos Perigosos - Autoescola Cascavel - Habilitação, renovação e reciclagem

MOPP – Movimentação de Produtos Perigosos

O Curso de Mopp é um dos mais importantes da área de trânsito, pois permite que o aluno se torne um profissional diferenciado, que estará em um patamar elevado, capaz de escolher onde e como trabalhar.

Isso porque é relativamente difícil encontrar um condutor especializado em MOPP – o transporte de Cargas Perigosas. E esse tipo de transporte é essencial para nossa economia e para que a vida em sociedade exista de forma harmônica. Ou seja, o condutor de MOPP é um profissional raro e muito requisitado pelas empresas.

Mais abaixo, vamos entender melhor como funciona o Curso de MOPP e como você, profissional do trânsito, pode dar um salto na sua carreira e conseguir uma posição mais valorizada na área. COnfira!

 

O que é o Curso de MOPP?

 

O Curso de MOPP é direcionado aos condutores que querem trabalhar com o transporte de Cargas Perigosas. Mas, quais são elas? Basicamente, segundo a Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes, cargas perigosas são aquelas que trazem algum risco ao condutor ou aos demais veículos trafegando próximo à ela.

Nesse sentido, podemos classificar como carga perigosa qualquer uma física ou química, como combustíveis, produtos corrosivos, como soda cáustica, e até mesmo produtos que apresentam risco ao meio ambiente, como óleos e outros derivados.

Para tal condução, é imprescindível que o condutor tenha conhecimento sobre o que está em sua carga e quais são os riscos para ele e para as pessoas ao seu redor. O treinamento especializado não só vai deixá-lo mais seguro, mas também é obrigatório para todos que querem trabalhar na área.

 

Para quem o curso de MOPP é indicado?

 

O curso de MOPP pode ser benéfico para todos aqueles que trabalham com transportes de cargas e desejam ampliar seus conhecimentos – além de terem uma atividade a mais a disposição.

Muitas empresas não contratam profissionais que não possuem o curso de MOPP, justamente porque poderão precisar deste tipo de transporte em algum momento. Por isso, quanto mais completo e especializado o condutor for, mais chances ele tem de se manter no mercado de trabalho.

Outro público que pode se beneficiar com o curso é quem está em busca de uma nova profissão, mas ainda não trabalha com transporte de cargas. Nesse caso, o caminho poderá ser mais longo, dependendo de quantos requisitos ele já cumpre.

De todo modo, o curso é fundamental para quem quer trabalhar com transportes de cargas perigosas – sendo esse grupo determinado por lei para que tenham essa especialização. Ou seja, o condutor que for flagrado sem o devido treinamento para o tipo de carga que está levando poderá sofrer com multas e ainda ter o veículo apreendido.

 

Quais são os requisitos para fazer o Curso de MOPP?

 

Os requisitos para o Curso de MOPP se resumem nos básicos e mais rígidos. Os básicos são:

 

  • Ter mais de 21 anos: esse requisito é fundamental para qualquer curso da área de trânsito. Antes dos 21 anos, não é possível se especializar.

 

  • Ser habilitado: Para fazer qualquer curso da área de trânsito, além da idade mínima, você precisa estar habilitado. No caso do curso de MOPP, precisa estar habilitado há pelo menos dois anos na Categoria B ou ter Categoria D ou E.

 

Agora, vamos aos requisitos voltados apenas para o curso de MOPP. São eles:

 

  • Não ter infrações: O aluno não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

 

  • Vale lembrar que, em geral, o transporte de cargas exige categoria D ou E para os mais diversos tipos de veículos. Se possível, é interessante já adiantar essas categorias na sua habilitação.

 

Vale a pena fazer o curso de MOPP?

 

Como dissemos, o curso de MOPP pode tornar o profissional muito mais especializado e, definitivamente, mais raro do que os demais. Afinal, o mercado de cargas perigosas não para e sempre precisa de novos condutores.

Podemos afirmar que o curso vale a pena até mesmo para quem não quer dirigir veículos pesados – ele é capaz de abrir um leque de opções no mercado de trabalho. Entre elas, ser instrutor especializado. Veja mais em nossa página sobre essa profissão!

De qualquer maneira, estar em busca de novas formações só tem a acrescentar em seu currículo. Alguns pontos são importantes de citarmos:

 

  • Nossas estradas estão cada vez mais precárias. Ter conhecimento do risco de levar cargas perigosas pode te ajudar a proteger a sua vida e a dos demais condutores das rodovias.

 

  • Nem sempre os condutores sabem identificar as placas que informam um produto perigoso sendo transportado. Com o curso de MOPP, você saberá exatamente o que está na sua carga e poderá se precaver!

 

Nós da Autoescola Casvavel somos conhecidos no país inteiro e nossos cursos tendem a te ajudar em todos os sentidos – conhecimento é sempre válido na área de trânsito!

 

 

Como proceder com as Inscrições?

 

Agora que você já sabe quais são os requisitos para o Curso de MOPP e se ele faz ou não sentido para você, basta se inscrever através do formulário abaixo ou entrar em contato conosco – caso tenha mais dúvidas.

Preencha com cuidado o seu nome e, principalmente, as suas informações de contato. Assim que recebermos o seu cadastro, ligaremos para o número informado ou mandaremos um e-mail com mais informações.

 

Desejamos que este novo passo na sua carreira seja sinônimo de muito sucesso e novas oportunidades! Seja um profissional do trânsito altamente qualificado, faça os cursos da Autoescola Cascavel!

 

REALIZAR MINHA MATRÍCULA

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Curso desejado

    (45) 3223-1368 (45) 99948-0600